Resenha

Jornal da UEM On line - Edição nº 95 Novembro/2010

LIVRO: Trabalho e educação na era midiática
Por João Luiz Gasparin

Teresa Kazuko Teruya, professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da UEM, doutora em Educação pela UNESP-Marília/SP, propõe-se a demonstrar como as informações passadas através da mídia explicitam o novo mundo do trabalho e condicionam o comportamento social, educacional e interferem no processo ensino-aprendizagem.
Teruya apresenta o tema em quatro momentos. O primeiro  -  a sociedade do trabalho na era midiática - analisa as contradições históricas do trabalho alienado no processo de acumulação capitalista que, juntamente com a criação das novas tecnologias, transforma as condições da existência humana. A atividade produtiva, que no século XVIII dependia da mão-de-obra operária, passa, a partir de meados do século XX, a ser substituída pela robótica e pelas novas tecnologias. A atual sociedade requer indivíduos com domínio da informação e do conhecimento, pois a produtividade humana está no próprio conhecimento e não mais no capital, na terra, nas máquinas e na mão-de-obra.
era midiáticaNo segundo momento - geração da mídia - a autora apresenta o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação e a ideologia que as sustenta. Os computadores e os sistemas de comunicação determinam e alimentam, em grande medida, o que pensamos e como pensamos, como trabalhamos, aprendemos, sonhamos, consumimos. Diante da quantidade e qualidade de informações introjetadas pela mídia em todos os jovens, torna-se cada vez mais necessária a presença e o trabalho do professor na orientação, análise crítica e na apresentação do conhecimento científico estruturado para que os estudantes analisem seu modo de pensar com clareza e fundamento teórico.
O terceiro passo – educação na sociedade multimidiática - trata das possibilidades de uso das tecnologias de informação e comunicação e dos desafios à ação docente diante dos recursos audiovisuais que estão no ciberespaço, exigindo dos professores a disposição de aprender sempre, a capacidade de auto-aprendizagem e autonomia no domínio das novas tecnologias digitais. Isso implica radicais mudanças no processo didático-pedagógico, a partir da formação de professores que sejam capazes de realizar uma leitura crítica da mídia como recurso na prática educativa.
O último capítulo – as repercussões da mídia na educação - analisa como a mídia vem sendo incorporada ao trabalho docente em sala de aula, salientando que há uma intensa difusão da necessidade de utilizar esse recurso na educação escolar. As tecnologias de informação e comunicação permitem o rápido acesso a dados de pesquisa de forma envolvente para o aluno, o que contribui significativamente para sua aprendizagem.
O livro, de leitura agradável, fluente, apresenta um referencial teórico atualizado e fundamental sobre o tema. O texto desenvolve-se em espiral crescente, apresentando sempre novos aspectos que prendem o leitor. A leitura da obra será de grande utilidade para educadores dos diversos níveis de ensino.

Ficha Técnica

Título: Trabalho e educação na era midiática - um estudo sobre o mundo do trabalho na era da mídia e seus reflexos na educação
Autora: Teresa Kazuko Teruya
Editora: Eduem
Páginas: 122
Preço: R$ 25,00


 

 

 

 

 

 




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